Qual a relação entre Vitamina K e Osseointegração?
Entenda essa relação no artigo do Prof. Dr. Ivan Borges Jr.
27/05/2024 | Informativo
Vitamina K é o nome dado a um grupo de vitaminas lipossolúveis, consideradas cofatores essenciais nos seres humanos para a produção de diversas proteínas que estão envolvidas no processo de coagulação e na homeostase do cálcio. O termo original vitamina “K” vem do K na palavra germânica Koagulation, que significa a capacidade de coagular o sangue ou prevenir hemorragias. No entanto, existem vários tipos de vitamina K e os mais conhecidos são a K1, K2 e K3. A vitamina K1 está relacionada à coagulação e pode ser encontrada em folhas verdes e alguns óleos vegetais. Porém a vitamina K2 parece melhorar a qualidade óssea, reduzindo fraturas, otimizando a densidade óssea. Ademais, estudos mostraram que a vitamina K2 estimula os osteoblastos e inibe os osteoclastos, resultando em um efeito anabólico na calcificação óssea.
Esta pode ser uma informação importante, pois cada vez mais nos deparamos com pacientes idosos, especialmente mulheres com osteoporose que já estão na menopausa. Muitos desses pacientes estão sendo tratados com bisfosfonatos, o que aumenta sobremaneira o risco para necrose dos maxilares, podendo até estar contraindicado o procedimento cirúrgico com implantes dentários. E o que fazer nestas circunstâncias? Diante do que temos visto na literatura, uma alternativa para o tratamento da osteoporose, além é claro, da reposição hormonal (especialmente os estrogênios), a suplementação com vitamina K2.
De acordo com o que temos observado na literatura, o conjunto de vitamina D e vitamina K2 como abordagem ao tratamento da osteoporose pode reduzir significativamente a morbidade e a mortalidade. Esta abordagem pode rivalizar com o tratamento feito com os bisfosfonato sem os efeitos colaterais associados ao uso desta medicação, além de reduzir a calcificação vascular e suas complicações.
Por isso julgamos fundamental o especialista em implantodontia conhecer e tratar o seu paciente de uma forma mais integral, preocupando-se não somente com o aspecto local mas também com a condição sistêmica do paciente.
Fica a dica!
Ivan Borges Jr.
CRO/SC 3764
PHD em Periodontia
Professor do Curso de Especialização em Periodontia e Implantes da BeDental - Univali
Professor do Curso de Imersão em Cirurgia Plástica Periodontal da BeDental - Univali
Compartilhe este artigo:
Leia também
Periodontia: A especialidade essencial para todos os pacientes
04/10/2024 | Informativo
Entenda como a Periodontia contribui com todas as demais áreas da Odontologia
Leia MaisInteligência Artificial na Odontologia
10/09/2024 | Informativo
Explorando o Potencial da IA na Odontologia
Leia MaisPeri-implantite e doenças sistêmicas
19/07/2024 | Informativo
Uma doença silenciosa que pode prejudicar seu organismo.
Leia Mais